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Home Teses, dissertações e outros trabalhos monográficos A construção de corpos com e sem deficiência nas práticas de circulação de conhecimento Xakriabá
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Título

A construção de corpos com e sem deficiência nas práticas de circulação de conhecimento Xakriabá

Autor

FERRARI, Ana Carolina Machado

Assunto/palavras-chave

Educação especial - Políticas públicas | Indígenas > Indígenas da América do Sul - Minas Gerais | Indígenas Xakriabá - Educação | Pessoas com deficiência - Educação

Descrição

O objetivo central do presente estudo foi examinar como os corpos são constituídos com e sem deficiência, a partir das práticas de circulação do conhecimento Xakriabá, levando-se em consideração suas associações com outros humanos e também não humanos. Buscou-se, nos arcabouços etnográficos da Teoria Ator-Rede (TAR), subsídios metodológicos para a realização da observação-participante, ocorrida no Território Indígena Xakriabá, mais precisamente nas Aldeias Barreiro Preto e Imbaúba, de 2017 a 2019. A escolha teóricometodológica com base nos estudos da TAR se deu porque tal Teoria possibilita a visualização e a análise das agências de atores humanos e não humanos nas práticas comunitárias. Portanto, os referenciais teóricos utilizados alicerçaram discussões sobre a construção histórica do conceito de “deficiência”, suas implicações nas políticas públicas e sua incidência na escola, bem como as percepções de diferentes povos indígenas acerca dos corpos com deficiência. Foram descritos e analisados quatro episódios de circulação do conhecimento, vivenciados na Aldeia Barreiro Preto, dois deles envolvendo práticas escolares regulares e práticas interculturais; e dois sobre práticas cotidianas referentes às relações de parentela. Em nossas análises, foi possível constatar que um mesmo corpo pode se constituir com e sem deficiência, a partir das suas associações e afecções com diversos agentes, sejam eles humanos ou não. Verificou-se que as categorias sobre as pessoas com deficiência existentes nas políticas públicas contribuem para a construção dos corpos com deficiência, explicadas pela visão biomédica do corpo. Observou-se que a rede de parentela e as participações nas práticas comunitárias contribuem para a construção de corpos sem deficiência, por permitir que todos, independentemente de suas diferenças, participem da circulação do conhecimento, de acordo com a capacidade de cada um. Os resultados mostram a importância das práticas comunitárias na construção de corpos sem deficiência e destacam a urgência de se repensar as políticas educacionais voltadas à Educação Especial dos povos indígenas, uma demanda apresentada por eles há tempos.

Contribuidor/colaborador | Orientador

RAHME, Mônica Maria Farid

Contribuidor/colaborador | Coorientador

MIRANDA, Shirley Aparecida

Contribuidor/colaborador | Membro de banca

BORRI-ANADON, Corina | BRUNO, Marilda Moraes Garcia | GOMES, Ana Maria Rabelo

Data

valor lógico

1 de janeiro de 2020

valor textual (criação)

2020

Tipo do recurso

Gênero bibliográfico > tese

Formato

páginas

224

Identificador do recurso

http://hdl.handle.net/1843/39199

Idioma

Português (Brasil)

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